Já que o petróleo é um combustível fóssil, uma fonte não-renovável, ele vai acabar um dia. As reservas atuais devem se esgotar em breve, mas os cientistas não acreditam que o combustível vai se extinguir tão cedo. O que deve acontecer mesmo é o fim do estoque abundante, o que é algo fundamental para a nossa sociedade.
Muitos especialistas afirmam que a produção de barris de petróleo tende a cair 3% ao ano. Com o fim da bonança petrolífera, nossa sociedade pode numa “Idade da Pedra Pós-Industrial”. Alguns especialistas radicais ainda afirmam que vai ser impossível manter o nível de industrialização atual, e que corremos o risco de voltar a viver como os homens dos tempos das cavernas.
Claro que isso é um cenário extremo. A tendência é que o petróleo seja substituído por um conjunto de fontes renováveis de energia, já que é impossível encontrar um substituto tão concentrado e fácil de transportar quanto o combustível fóssil.
Biomassa, energia nuclear, energia eólica, energia solar, energia hidroelétrica, magnetismo e outros, podem substituir o petróleo como combustível para mover automóveis, aviões, outros meios de transporte e fornecer eletricidade para a população.
Mas muitos produtos tem o petróleo como matéria prima, e eventualmente serão raridade e/ou deixarão de ser produzidos.
0 comentários:
Postar um comentário